Minors
Ambientes Extremos
Objetivos
O desenvolvimento tecnológico tem permitido, como em nenhuma outra fase da história humana, o conhecimento cada vez mais detalhado de ambientes extremos como o fundo dos oceanos ou as profundezas do sistema solar. Por outro lado, as alterações climáticas, que são particularmente sentidas nas Regiões Polares, têm provocado efeitos nefastos como a diminuição da área do gelo marinho ou a degradação do solo permanentemente gelado (permafrost).
A estratégia deste Minor enquadra-se nos novos desafios que são colocados à comunidade científica e académica no sentido de formar profissionais em todas as áreas das ciências e engenharias relativas à observação, monitorização, recolha e desenvolvimento de plataformas tecnológicas de exploração de ambientes extremos desde o fundo dos oceanos ao sistema solar.
Áreas Científicas
- Ciências e Modelação da Terra (DER)
- Sistemas, Decisão e Controlo (DEEC)
- Síntese, Estrutura Molecular e Análise Química (DEQ)
Destinatários
Todos os cursos do 2º Ciclo.
Vagas: 30
Economia Circular
Objetivos
No sistema de produção atual a quantidade de resíduos que é gerada e não aproveitada é elevada, o que provoca um desperdício não sustentável de recursos, incluindo de água, de nutrientes/fertilizantes de energia e de materiais. É urgente mudar o paradigma de produção do atual esquema “linear” para aquilo que já é conhecido como “economia circular”, com agregação de valor aos serviços, e contribuição para modelos de negócio, emprego e desenvolvimento mais sustentáveis.
Assim, o Minor em Economia Circular propõe uma estrutura não convencional em que as unidades curriculares serão, na sua maioria, substituídas por pequenos projetos, equivalentes a 6 ECTS, enquadradas em unidades de investigação do Técnico.
Áreas Científicas
- Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos (DECivil)
- Engenharia Sustentável de Georrecursos (DER)
- Ambiente e Energia (DEM)
- Ciências de Engenharia Química (DEQ)
- Engenharia de Processos e Projeto (DEQ)
Destinatários
Todos os cursos de 2º Ciclo.
Vagas: 10
Spatial Data Science
Objetivos
Spatial Data Science é um corpo metodológico relativamente recente, com origem na cada vez maior transversalidade dos métodos de Ciência de Dados (Big Data, Data Mining, Deep Learning) e as suas especificidades de aplicação aos chamados Spatial Data. Entendem-se por Spatial Data, dados que têm padrões espaciais estruturados, que devem obrigatoriamente ser tomados em conta nas aplicações das metodologias das Ciências de Dados: dados de deteção remota de recursos naturais – florestas, solos, recursos minerais, clima, dados georreferenciados de estruturas urbanas; dados de geofísica do oceano, subsolo; dados de ciências sociais, economia e saúde pública.
O objetivo deste Minor consiste em fornecer aos alunos formação complementar para a aplicação de métodos de Ciência de Dados a grandes conjuntos de dados espacialmente estruturados, Spatial Data nas áreas dos recursos naturais, saúde ambiental, urbanismo, clima, economia, ambiente e oceanografia.
Áreas Científicas
Destinatários
Todos os cursos de 2º ciclo exceto:
- Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados;
- Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas;
- Mestrado em Engenharia e Recursos Energéticos.
Vagas: 30
Tecnologias para o Património Cultural
Objetivos
Pretende-se complementar a formação dos estudantes do Técnico em temas emergentes e com impacto transversal na cultura e na sociedade contemporânea. O Minor em Tecnologias para o Património Cultural oferece perspetivas inovadoras, atuais e estimulantes sobre as problemáticas da caracterização e cronologia de objetos orgânicos e inorgânicos, tendo em vista a sua valorização e preservação. Neste contexto, constitui um espaço de reflexão e debate, envolvendo docentes, investigadores, especialistas externos e estudantes de diferentes áreas científicas do Técnico.
Áreas Científicas
- Arquitetura (DECivil)
- Ciências e Modelação da Terra (DER)
- Ciências Químicas e Radiofarmacêuticas (DECN)
Destinatários
Todos os cursos de 2.º ciclo.
Vagas: 30