Sobre o DER

img template

2023

O Departamento de Engenharia em Recursos Minerais e Energéticos foi criado em 2023.

+ de 170

Número de estudantes matriculados em cada ano letivo nos vários cursos do DER.

27

O DER tem um corpo de 27 docentes e investigadores

Apresentação

A missão do DER é a de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, promovendo um ensino superior de excelência na área da Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos, já que, presentemente, os recursos minerais e energéticos apresentam uma prioridade em toda a sua cadeia de valor, da prospeção à criação dos produtos finais e reciclagem, bem como a criação de conhecimento para essa gestão integrada. 

As principais áreas do conhecimento do departamento são a Engenharia de Minas e da Pedra Natural, Engenharia de Recursos Energéticos, as Geociências, Recursos Minerais e Recursos Energéticos, Ciência dos dados Espaciais, Ambiente, Reciclagem e Economia Circular. 

O DER é responsável pela docência da Licenciatura em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos, do Mestrado em Engenharia de Minas, do Mestrado em Engenharia de Recursos Energéticos, do Doutoramento em Georrecursos e do Doutoramento em Engenharia de Petróleos

Para além destes, o DER é ainda responsável pela docência em mestrados internacionais (de duplo grau): 

Os centros de investigação associados ao DER, CERENA - Centro de Recursos Naturais e Ambiente e CERiS - Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade, desempenham um papel fundamental no apoio ao ensino, resultando um corpo docente com projeção e impacto nacional e internacional. 

Instalações

Campus Alameda

O campus da alameda situa-se numa das zonas mais centrais de Lisboa, beneficiando da rede pública de transportes, o que facilita a mobilidade para todas as zonas da cidade. Na sua proximidade encontram-se inúmeros espaços comerciais, de lazer, cultura, entretenimento e desporto.

Mais informações sobre o Campus Alameda