Visita de estudo à região de Leiria

No passado dia 06 de dezembro de 2023, um grupo de alunos da LEME e do MEGM realizaram uma visita de estudo à região de Leiria, com o apoio da Orica Portugal, onde tiveram a oportunidade de visitar a pedreira em Chão Queimado da empresa Sicobrita e as Grutas da Moeda, bem como o respetivo Centro de Interpretação Científico-Ambiental (CICA).

A visita de estudo foi efetuada no âmbito da Unidade Curricular Engenharia de Explosivos e Ventilação, do MEGM, no entanto, vários alunos da LEME tiveram também a oportunidade de participar. A sadia do campus da Alameda do Técnico Lisboa foi efetuada às 08h00 e, pelas 10h00, os alunos chegaram às instalações da pedreira da Sicobrita. Aí tiveram a oportunidade de acompanhar o ciclo produtivo da pedreira de inertes calcários, bem como o carregamento e detonação de uma frente de desmonte.

Após o almoço, que teve o apoio da Orica Portugal, Seguiu-se a visita às Grutas da Moeda, uma estrutura natural escavada no maciço calcário e o respetivo centro interpretativo, onde se descreveram os processos geológicos que conduziram à formação das grutas e a forma como estas interagem com a biodiversidade local.