Aula de Jubilaçao do Professor Amílcar Soares
Decorreu no passado dia 30 de setembro de 2024, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, a sessão solene da aula de jubilação do prof. Amílcar Soares que contou com a participação da Secretária de Estado da Energia, Prof.ª Maria João Pereira, do Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Luís Ferreira, do Presidente do Instituto Superior Técnico, Prof. Rogério Colaço e do ex-Ministro da Economia Prof. António Costa e Silva.
Abriu a sessão o Prof. Rogério Colaço, o qual começou a sua intervenção por sublinhar a presença de, aproximadamente, 180 pessoas na audiência, mostrando a importância do percurso do Prof. Amílcar Soares no Instituto Superior Técnico. “O Prof. Amílcar Soares é um dos professores mais marcantes dos últimos anos do Instituto Superior Técnico”, referiu ainda “sempre que falamos das áreas da Engenharia dos Recursos Minerais e Energéticos e em tudo em que o Instituto Superior Técnico tem contribuído para o desenvolvimento deste setor é impossível não ocorrer o trabalho do Prof. Amílcar Soares ao longo das últimas décadas”, agradecendo todo o trabalho desenvolvido pelo Prof. Amílcar Soares.
Seguiu-se, no decurso desta celebração, a intervenção do colega e amigo de longa data, Prof. António Costa e Silva, o qual baseou a sua intervenção não só nos aspetos profissionais, mas também enfatizou a importância da pintura e do desenho na sua vida. “Ao longo da nossa vida houve muitos episódios e uma das coisas que eu queria sublinhar é o seu extraordinário sentido de humor, que muda tudo e faz parte das mentes criativas”, referiu o Prof. António Costa e Silva.
Ainda antes da aula proferida pelo Prof. Amílcar Soares, tomou a palavra a Prof.ª Maria João Pereira, primeira aluna de Doutoramento. “É uma enorme alegria estar aqui presente para celebrar e homenagear o Prof. Amílcar Soares, o Orientador Cientifico, o Chefe, o Colega, o Amigo, tratado pelos mais próximos como ‘Mico’ e tratado pelos seus colaboradores como ‘Chefe Mico’”, começou assim a sua homenagem. A Prof.ª Maria João Pereira enfatizou os inúmeros feitos científicos e profissionais do Professor Amílcar, nomeadamente a autoria de um livro e de um software, instrumentais para a mudança global da Geoestatística. Sublinhou ainda a homenagem prestada ao Prof. Amílcar Soares no último congresso internacional de Geoestatística que ocorreu no início do passado mês de setembro nos Açores, 32 anos depois de ser, pela primeira vez, organizado em Portugal pelo Prof. Amílcar Soares. A Prof.ª Maria João Pereira termina a sua intervenção referindo “há uma geoestatística após Soares; ‘Geostatistics after Soares, the Amílcar’s way”.Seguiu-se a aula proferida pelo Prof. Amílcar Soares, intitulada “…da quantificação do conhecimento à caracterização da ignorância em recursos naturais: a leveza de um percurso académico”. O Prof. Amílcar Soares começa por agradecer todos os presentes e faz uma apresentação que representa não só o seu percurso científico e académico mas também de “um grupo, constituído pelos meus Alunos, pelos os meus Colegas (...) e dos meus Amigos”. No início da sua aula, referiu a importância de duas individualidades no seu percurso, nomeadamente o Prof. Quintino Rogado e o Prof. André Journel. Após ter apresentado vários exemplos do seu trabalho de investigação, que engloba a aplicação da geoestatística na indústria dos recursos minerais e energéticos, bem como do ambiente e, mais recentemente, na produção de mapas de risco durante a pandemia Covid-19. Termina a sua última aula dando uma palavra sobre o subtítulo “o percurso suave”. “Quando se tem os Alunos que eu tive, os Colegas, os Amigos, o percurso não pode ser de outro modo”, despedindo-se referindo “não imaginam como me sinto quando vos vejo todos aqui; a minha alma está cheia. A todos vós, do fundo do meu coração, um beijo muito grande”.