Nova espécie de mamífero do Jurássico Superior descoberta em Portugal: Cambelodon torreensis

Uma equipa de investigadores portugueses, brasileiros e belgas descreveu recentemente uma nova espécie de mamífero do Jurássico Superior (~145 milhões de anos), descoberta em território nacional. A nova espécie, batizada Cambelodon torreensis, foi identificada a partir de um fóssil encontrado nas proximidades da povoação de Cambelas, no concelho de Torres Vedras.
O nome do género, Cambelodon, significa literalmente “dente de Cambelas”, numa referência à localidade onde o espécime foi descoberto. Já o nome da espécie, torreensis, presta homenagem aos habitantes do concelho de Torres Vedras.
Este importante achado resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da dissertação de Mestrado em Paleontologia de Víctor Carvalho, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT). A investigação foi orientada pela Professora Lígia Castro (NOVA FCT) e pelo Mestre Bruno Camilo (investigador do Ci2Paleo – Centro de Paleobiologia e Paleoecologia da Sociedade de História Natural de Torres Vedras, e doutorando em Georrecursos no Instituto Superior Técnico). A equipa contou ainda com o apoio do investigador Ricardo Araújo, do DER/ CERENA – Instituto Superior Técnico.
O espécime analisado corresponde a um indivíduo juvenil, o que permitiu estudar em detalhe o padrão de substituição dentária – da dentição decídua (de leite) para a permanente – e a mecânica de mastigação destes antigos mamíferos. As conclusões do estudo contribuem de forma significativa para o conhecimento sobre a diversidade e evolução dos Multituberculados, um grupo extinto de pequenos mamíferos que coexistiram com os dinossauros e foram os primeiros mamíferos herbívoros conhecidos.
Esta descoberta reforça a importância do património paleontológico português e o papel ativo que os centros de investigação nacionais têm vindo a desempenhar na compreensão da história da vida na Terra.