Palestra: "Geothermal Resources - Use of ground source heat pumps (GSHP)" por Eng.º Diogo Gonçalves (EDP Comercial)

No dia 20 de Março de 2024, o Eng.º Diogo Gonçalves, da EDP Comercial, regressou ao Instituto Superior Técnico (IST) para proferir a Palestra sobre “Geothermal Resources - Use of Ground Source Heat Pumps (GSHP)” para os alunos do Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas (MEGM) e do Mestrado de Engenharia em Recursos Energéticos (MERE).

Mestre em Engenharia e Gestão de Energia pelo IST, Diogo Gonçalves tem estado envolvido no setor da energia, cooperando com diferentes entidades no cumprimento da regulamentação e legislação em vigor. Atualmente trabalha na EDP Comercial, na área da Regulação, Competição e Mercados, onde tem a responsabilidade de monitorizar a evolução da regulamentação do mercado de energia.

Durante a sua palestra, Diogo Gonçalves destacou que a adoção generalizada de bombas de calor geotérmicas, uma tecnologia resiliente e madura, poderia permitir descarbonizar o setor da construção com aumentos mínimos na procura de eletricidade. Estas bombas podem ser instaladas em múltiplas escalas, descarbonizando edifícios individuais ou redes de edifícios, desempenhando um papel importante na transição energética.