As XVIII Jornadas de Santa Bárbara

Decorreu no passado dia 05 de dezembro de 2023 as XVIII Jornadas de Santa Bárbara no Centro de Congressos do Técnico Lisboa, uma organização do NUMIST - Núcleo de Minas do IST e que contou com o apoio do DER e de várias entidades empresariais, nomeadamente  Orica Mining Services PortugalVisa ConsultoresStone CITISomincorEpirocSibelcoSecil e Fravizel Engineering.

Deu-se início às jornadas com uma sessão de boas vindas e networking, recheado de encontros e reencontros entre novos e antigos colegas.

A sessão de apresentações foi iniciada pelo Prof. Rogério Colaço, Presidente do Técnico Lisboa que agradeceu a presença de todos. De seguida, o Aluno da LEME Guilherme Calado, vice-Presidente do NUMIST, deu a palavra ao primeiro palestrante, Prof. Pedro Bernardo, que fez uma alocução sobre os 20 anos da primeira organização destas jornadas.

Houve ainda a oportunidade para a entrega do Prémio de Mérito Filstone às alunas da LEME Margarida Figueiredo e Margarida Grou.

Segiram-se as intervenções dos restantes convidados de diversas empresas, nomeadamente do Eng.º Eric Dumaresq (gestor de negócios da Orica Mining Services), dos alumni do DER, Eng.ª Luísa Bento (Nemus), Eng.º Dinis Miranda (Somincor) e do Gestor de Projetos Dr. João Casacão (GALP) e Eng.º Rui Pereira (Epiroc).

O período de apresentações foi encerrada pelo vice-Presidente do Técnico Lisboa, Prof. Pedro Amaral que sublinhou a importânica da relação entre a academia e o tecido empresarial, sendo estas jornadas um bom exemplo desta dinâmica.

O encerramento das XVIII Jornadas de Santa Bárbara ficou marcada por um bolo comemorativo dos 20 anos da 1ª organização destas jornadas.

Abertura das XVIII Jornadas de Santa Bárbara pelo Prof. Rogério Colaço, Presidente do Técnico Lisboa
Entrega do Prémio de Mérito Filstone
Alocução aos 20º aniversário da Jornadas pelo Prof. Pedro Bernardo