Cerimónia de entrega do Prémio do Concurso de Fotografia "Olhares sobre o Gabinete de Mineralogia"

A cerimónia de entrega do prémio do concurso de fotografia "Olhares Sobre o Gabinete de Mineralogia - O Museu Alfredo Bensaúde Através da Lente do Fotógrafo", patrocinado pela Orica Mining Services Portugal e com o apoio do CERENA, teve lugar no passado dia 23 de maio de 2023 no Museu Alfredo Bensaúde.

A sessão de entrega do prémio contou com a presença de participantes no concurso, membros do júri e da organização e ademais membros da comunidade do DER.

A cerimónia foi aberta pela Professora Maria João Pereira, Presidente do DER e diretora-adjunta do Técnico Lisboa para os Museus Alfredo Bensaúde e Décio Thadeu, tendo agradecido a presença de todos. A Prof.ª Maria João Pereira fez questão de sublinhar que a seleção da melhor fotografia em concurso foi uma tarefa difícil, face à qualidade dos trabalhos em concurso, tendo sido, por essa razão, atribuídas duas menções honrosas.

Assim, começou pela entrega da menção honrosa a Roberto Miele, geólogo e aluno de doutoramento do Técnico Lisboa, o qual referiu ter sido com muito prazer que visitou e viu ao pormenor alguns detalhes do Museu Alfredo Bensaúde.

Seguiu-se a entrega da segunda menção honrosa, entregue pelo Professor Pedro Amaral, Vice-Presidente do Técnico Lisboa, a Heleno Queiró, o qual referiu não ter esperado o resultado alcançado, tendo sido uma oportunidade única de ter contacto com um espólio museulógico singular.

Finalmente, o primeiro prémio, no valor monetário de 1000,00€, patrocinado pela Orica Mining Services Portugal, foi entregue pelo Professor Pedro Bernardo e Diretor Técnico e Comercial da Orica Mining Services Portugal, a Carla Fortes. A vencedora do concurso começou por agradecer a distinção, tendo referido que o objetivo inicial da sua participação foi o de mostrar à sua família o Museu Alfredo Bensaúde. No entanto, já que a fotografia é um passa-tempo familiar, foi também uma oportunidade para participar.

A Professora Maria João Pereira encerrou a cerimónia agradecendo o apoio do CERENA e às pessoas que auxiliaram na organização e montagem da Exposição de Fotografia pelo seu empenho, enfatizando que "mais importante que as 'coisas', são as pessoas, apesar de estas atividades terem como foco os objetos, foi criado um espaço dirigido às pessoas".