“Updated Methods for Raises Geomechanical Analysis”, pelo Eng.º Rodolfo Machado (Consultor)

No âmbito da Unidade Curricular “Seminários em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos”, no dia 27 de Março de 2024, o Engenheiro Rodolfo Machado regressou ao Instituto Superior Técnico (Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos - DER) como Alumni para proferir a Palestra sobre “Updated Methods for Raises Geomechanical Analysis” para os alunos do Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas (MEGM) e do Mestrado de Engenharia em Recursos Energéticos (MERE).

Rodolfo Machado é formado em Engenharia de Minas e Georrecursos pelo Instituto Superior Técnico e tem uma pós-graduação em Engenharia Geotécnica pela Camborne School of Mines (Reino Unido). Conta com 20 anos de experiência em minas subterrâneas, principalmente ligado à mecânica das rochas e explosivos. Desempenhou funções como engenheiro de mecânica das rochas, engenheiro de laboratório de mecânica das rochas, engenheiro de explosivos e como chefe de departamento de Mecânica de rochas e explosivos. Realização e participação em diversos estudos relacionados com a análise de estabilidade de terrenos para escavações definitivas ou temporárias (vários métodos de desmonte) e recomendações de sustimento e instrumentação para essas galerias ou chaminés. Estudos relacionados com métodos de enchimentos (enchimento por pasta, hidráulico e escombro) para melhorar a qualidade, diminuir a diluição, aumento de produtividade e redução de custos. Estudos relacionados com explosivos, desde as melhorias nos diagramas de fogo para redução de custos, aumento da eficiência, redução de diluição e implementação de novas técnicas e novos tipos de explosivos.