Visita do DER ao Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa

Alunos do 1º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa tiveram a oportunidade de desenvolver várias atividades didáticas representativas da Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos.

O dia começou nas instalações do CECHAP, em pleno centro de Vila Viçosa com um grupo de mais de 40 alunos do ensino básico. O entusiasmo era enorme quando os alunos se depararam com umas caixas cheias de areia, onde tinham de descobrir rochas e minerais e umas enigmáticas caixas mágicas que encerravam um conjunto de minerais com propriedades flurescentes. Durante toda a manhã, mais de 200 alunos dos vários estabelecimentos de ensino básico do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa passaram pelo CECHAP e desenvolveram, entusiasticamente, estas atividades.

À tarde foi a vez dos alunos da Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro. Inicialmente previto o desenvolvimento de duas atividades para cerca de 40 alunos de duas turmas, rapidamente este número mais que duplicou, com as turmas de Ciências e Economia. Estes tiveram a oportunidade de desenvolver uma atividade no âmbito da aplicação dos minerais em objetos do quotidiano e ter uma experência imersiva com a visita virtual a pedreiras, minas e zonas de produção de energia verde.

Esta visita teve o apoio do CECHAP e foi realizada pelos docentes do DER Amélia Dionísio e Gustavo Paneiro.