Participação do DER em Agenda Mobilizadora do PRR

Docentes do DER participam na Agenda Mobilizadora Sustainable Stone by Portugal, cujo consórcio, para além do Técnico Lisboa e do CERENA, é constituído por mais 13 entidades do sistema nacional de IDI, 2 associações das quais a Assimagra e o Cluster dos Recursos Minerais, 22 empresas de Pedra Natural, 9 empresas tecnológicas e 2 entidades públicas de interface.
Por parte do DER/CERENA, o projeto é liderado pelo Prof. Gustavo Paneiro que considera que “a constituição deste consórcio, liderado pela empresa Solancis, mostra como o setor nacional da pedra natural em Portugal se uniu no caminho da digitalização e sustentabilidade” e que “com a aprovação deste financiamento por parte do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a indústria nacional da pedra natural irá ter uma oportunidade única”.
Mais acrescenta que “este é um sinal muito forte de um setor da indústria extrativa para a sociedade portuguesa de que existe uma preocupação séria de mudar a opinião pública sobre uma atividade de extrema importância para a economia do País, no sentido da aplicação industrial do estado da arte sobre a digitalização e uma resposta sólida aos desafios económicos, societais e ambientais”.
Nesta Agenda, o papel da equipa do DER terá maior preponderância na digitalização, com a utilização de técnicas de aprendizagem automática profunda para previsão das características visuais dos produtos de pedra natural. De acordo com o Prof. Gustavo Paneiro, o “projeto ai4Stone (um dos projetos associados à agenda) irá permitir a valorização da matéria-prima partindo de técnicas muito atuais, bem como a uma otimização do recurso natural com a redução dos volumes de material estéril que são normalmente depositados em escombreiras, reduzindo assim os impactos ambientais associados às atividades extrativas”.
A Agenda Sustainable Stone by Portugal conta ainda com a participação de outros departamentos do Técnico Lisboa, nomeadamente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil), Departamento de Engenharia Química (DEQ), e do IDMEC como unidade de investigação associada.